• 10% de desconto na primeira compra
  • Frete grátis nas compras acima de R$160,00
  • Parcelamento em até 10x
  • Troca e devolução garantida
  • whatsapp21 99004 9917

Antonio Bernardo

Antonio Bernardo nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Já na infância, entrou em contato com o universo da ourivesaria através da loja do pai, Rudolf Herrmann, que comercializava ferramentas e artigos para a confecção de joias e relógios. Em 1968 foi para Lausanne, Suíça, estudar no CFH (Centre International de Formation de L’industrie Horlogère Suisse), um centro internacional de pesquisa e educação continuada no setor relojoeiro e, neste mesmo período, estagiou em institutos e empresas ligadas à indústria relojoeira.

Após a temporada na Europa, no início da década de 70, ingressou na faculdade de Engenharia da PUC, no Rio de Janeiro. Porém, frente à força do impulso criativo, decidiu interrompê-la a fim de se dedicar à pesquisa em ourivesaria e do design de joias. Durante quase uma década trabalhou em seu atelier residencial onde entrou em contato com a manufatura da ourivesaria. Frequentou oficinas, explorou os potenciais dos metais, o funcionamento das ferramentas que conhecia desde pequeno e aprendeu de fato a fabricar joias.

A divulgação informal de seu trabalho já reunia uma lista considerável de clientes, razão pela qual abriu sua primeira loja em 1981, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro, quando efetivou a criação da marca que leva seu nome. Esse foi um marco para a transição no processo designer-autodidata, misto de artista, técnico e empreendedor que culminaria com a inauguração do atelier do Jardim Botânico.

Iniciada a terceira etapa, Antonio firma-se como um dos pioneiros no Brasil ao criar marca de design de joias com nome próprio e a explicitar a joia de autor em abrangência nacional.

A Origem

Antonio Bernardo começou a desenhar joias no início dos anos 70. Um anel de prata, composto de dois aros independentes, foi sua primeira criação e o marco inaugural da bem-sucedida trajetória do designer.

Seguiu-se a concepção de peças em ouro, o metal que investiga em todo o seu potencial expressivo, assim como a de joias pautadas pelo olhar atento à complexidade e beleza das gemas naturais.

Foi a criação do pin Mosca que revelou ao designer o caminho da liberdade criativa quando, num momento de abstração em que observava ao acaso a imobilidade e os delicados traços do inseto, começou a reproduzi-lo em ouro, despretensiosamente. A peça se tornou não apenas uma das joias emblemáticas de sua carreira como autorizou ainda o aporte do humor, poesia, acaso, celebração, sedução, introspecção e abstração, entre tantas experiências vitais ao seu design. Estava aberto o caminho para a experimentação e a investigação plástica de temas universais, empíricos e atemporais.

Outro marco importante em sua trajetória foi a criação da pulseira Wish, com a qual criou um exemplo de interatividade na joalheria, onde a autoria é a soma da ideia do autor com a conclusão do espectador. Através de um cordão de couro com ponteiras de ouro, cada pessoa pode colocar quantas plaquinhas desejar. Nas plaquinhas estão gravados desejos universais (love, Peace, fun, santé etc).

A motivação inovadora que caracteriza seu design, possibilitou criar um tipo especial de lapidação para diamante, denominada Wish Star e também diferentes tipos de lapidação para quartzos- denominados Shine, Celebration e Prisma.

O ATELIER DE ANTONIO BERNARDO

A inauguração do Atelier em 1983, deu início ao processo de amadurecimento da gestão do design. Marcado pelo rigor com que atuam todas as áreas da empresa, desde as administrativas e comerciais, tal habilidade na gestão prematuramente foi esboçada em seu perfil de designer empreendedor.

No Atelier se reúnem os setores de Criação, Administrativo, Marketing, Atendimento ao Cliente e Controle de Qualidade, assim como os departamentos estratégicos de desenvolvimento e prototipagem rápida do designer. Alia-se o zelo artesanal à excelência industrial na criação, com os quais colaboram ativamente todas as equipes.

Os setores de Criação, Modelagem e Gemologia atuam em contato direto com as inspirações de Antonio Bernardo, estabelecendo-se uma dinâmica compartilhada e colaborativa, voltada à experimentação e ao questionamento conceitual, fundamentais ao design. É recorrente assim, estarem em desenvolvimento simultâneo inúmeras peças, submetidas a rigoroso processo de triagem e investigação até que porventura cheguem às lojas.

Prêmios e ParceriasAntonio Bernardo reúne importantes prêmios nacionais e
internacionais durante sua carreira. Confira os principais.

Nacionais

Selo Rio com Design
1997
Prêmio destinado
a empresas de design

Brasil faz Design
2004
Anel Sinuoso
Anel Expand

IDEA Brasil
2008
Anel Oxigênio
Brinco Impulso
Anel Íntimo

Faz Diferença (O Globo)
2011
Prêmio para talentos que se destacaram no jornal pela atuação em suas áreas

Internacionais

IF Product Design Award
(Hanover, Alemanha)
2004 Anel Ciclos Anel Expand

2005
Anel Fold

2006
Anel Balanço
Anel Puzzle

2007
Brinco Impulso

2008
Anel Oxigênio

2009
Colar Satélite

2011
Pulseira Together

Red Dot Design
(Esse, Alemanha)
2004
Anel Expand

2010
Anel Puzzle Curvo

Parcerias

Ampliando ideias e criações, Antonio realizou parcerias com diferentes marcas, de diversas áreas.

Lumini
2011
Luminária 360

Mendes-Hirth
2012
Bengala Ondas e a bengala Farol
Releitura da Bengala Erlanger
Feita de madeira maciça e estruturada por meio de encaixe, o aspecto aerodinâmico da bengala concebida por Mendes-Hirth inspirou Antonio a criar suas duas variantes na peça.

Instituto Sergio Rodrigues
2014
Pingente Banco Mocho, em homenagem ao arquiteto e designer de móveis Sergio Rodrigues.

Rio Open de Tênis
2014
Troféu do torneio, que acontece no Rio de Janeiro

Mozak
2017
Concepção artística para projeto residencial no Leblon, Rio de Janeiro

Solarium Revestimentos
2017
Criação da linha Bossa.
A linha combina formas geométricas, que oferecem inúmeras possibilidades de composições para painéis e paredes, resultando em um efeito ótico - em uma alusão ao movimento da música.