A EXPRESSÃO DA ESSÊNCIA

As criações de Antonio Bernardo transitam pelos domínios da inquietação artística e do design contemporâneo. Vanguarda e tradição interagem em sua atuação, que utiliza a excelência da joalheria artesanal e de sofisticados processos industriais para conceber joias, à semelhança de objetos esculturais.

Experimentação, sensibilidade empírica e rigor produtivo são conceitos centrais de seu design, cuja identidade reside no reinventar-se a cada dia através da investigação plástica e funcional da matéria. Suas joias, assim, são registros de uma existência, valendo-se do misto de delicadeza minimalista e experimentação inovadora para expressar a identidade criativa do designer.

É com a manipulação de modelos conceituais que têm início as criações de Antonio Bernardo. Papel, metal, fios, chapas e toda a ordem de materiais maleáveis funcionam como instrumentos de experimentação e simulação das dobras, vincos, inflexões, movimentos e encaixes recorrentes em seu design.

Estudioso da ourivesaria, dos materiais e técnicas que a integram, e atento ainda às mais diversas manifestações culturais, comportamentais e existenciais de nosso tempo, Antonio Bernardo cria motivado pela beleza de uma gema, pela derivação conotativa de uma palavra, pela observação de indivíduos e de grupos sociais, assim como pela investigação plástica de formas surpreendentes. Cofre Visitável


CAMINHOS CRIATIVOS

Criador obstinado, Antonio Bernardo percorre distintas fontes e caminhos de inspiração na condução de seu design. Em conjunto, eles retratam momentos notáveis de sua trajetória, frequentemente revisitados pelo seu design.